Postagem

FUNÇÕES E SUAS AÇÕES NA VIDEIRA IGREJA EM CÉLULAS

Líder de célula:

 

O que é um líder de células? 

       É alguém que se converteu, foi ao Encontro, batizou-se, fez o curso de Maturidade no Espírito, tornou-se um auxiliar de célula durante algum tempo, e que agora, depois da multiplicação da célula, tornou-se líder e tem sua própria célula. Ele lidera uma célula de  acordo com  sua faixa etária, e no próprio bairro ou região  da cidade onde mora. O líder da célula é a figura chave dentro da estrutura de células.
    
O líder de célula:
  Ele não precisa ter um alto nível cultural ou intelectual, e nem tão pouco ser um grande conhecedor das Escrituras. Não precisa saber responder a todas perguntas sobre a Bíblia, nem ter uma retórica impecável. Todavia, deve apresentar as seguintes características: ser cheio do Espírito Santo, ser submisso, ser ensinável, ser transparente e ser tratável.
    

O líder de célula deve ser cheio do  Espírito

  O que se espera de um líder, em primeiro lugar, é que ele seja cheio do Espírito Santo. Isto vai gerar vida na célula e fazer frutificar o seu trabalho. É preciso uma vida de oração intima e diária com Deus e com Sua Palavra. As pessoas vão ao grupo esperando receber vida de Deus, e o líder cheio do Espírito vai manifestar alegria, intensidade, profundidade e amor.

O líder de célula deve ser submisso

      Quem não aprendeu a se submeter também não pode liderar. Não podemos tolerar pessoas arrogantes, soberbas, jactanciosas e divisivas na liderança. Tais pessoas acabam por esfacelar o Corpo de Cristo. Precisamos ser cuidadosos neste ponto.

O líder de célula deve ser ensinável

    Isso significa: disposto a aprender com qualquer um, sem se julgar doutor em coisa alguma. Lideres que se julgam conhecedores de tudo e nunca participam de reuniões de treinamento e discipulado deveriam ser afastados; eles não trazem o Espírito de Cristo.

O líder de célula deve ser transparente

   O líder, como homem de Deus, deve andar na luz e não ocultar coisa alguma de seu caráter. Isso é o que torna alguém confiável. Ele não dissimula coisa alguma e seus problemas podem ser percebidos e, conseqüentemente, corrigidos. O líder de célula deve ser tratável, se na sua transparência, percebemos algo errado, ele deve ser suficientemente aberto para permitir ser tratado e corrigido. Um líder não pode ser melindroso e deve estar disposto a ouvir o que precisa e não o que gosta. Sem essas características básicas, uma pessoa não deve ser constituída como líder da célula.

 

O Líder em treinamento

 

 

O que é um líder em treinamento?

É alguém que se converteu, foi ao Encontro, batizou-se, fez o Curso de Maturidade no Espírito, e que agora está sendo treinado, de forma prática, pelo líder de célula, para ser um líder, depois da multiplicação daquele grupo do qual ele faz parte. Ele caminha junto com o líder e é o seu virtual substituto. O líder auxiliar é um líder em treinamento. Não temos o ministério de líder auxiliar. Todo líder auxiliar deverá se tornar um líder de célula depois da multiplicação da célula.

O líder em treinamento.
Todos os aspectos de caráter que se aplicam ao líder deve ser observados na vida do auxiliar, durante o tempo em que estiver auxiliando.

O líder em treinamento.
Cada líder da célula deve ter um líder auxiliar. Uma célula sem um líder auxiliar tem poucas chances de se multiplicar com saúde. O auxiliar é aquele que carrega o DNA da visão, para que a próxima célula mantenha a visão como foi concebida

O líder em treinamento.
O líder e seu auxiliar são servos para a célula, e não mestres ou professores. Podemos dizer que eles são “facilitadores”. O líder e seu auxiliar devem ter em mente que precisam conduzir o grupo de tal forma, que cada membro possa funcionar de acordo com o seu dom.

O Anfitrião


O que é o anfitrião de célula?
  É aquele que recebe os irmãos na sua casa com disposição e amor, para o bom funcionamento de uma célula.Ele pode receber o grupo por um tempo determinado(por exemplo, por seis meses), ou pode ter a célula na sua casa por tempo indeterminado. O que se espera dele é que seja hospitaleiro e receba bem os irmãos.

O Anfitrião

   O ideal é termos grupos somente em casas onde os dois cônjuges são crentes. Entretanto, reconhecemos que há circunstancias em que esse padrão não pode ser seguido. Temos tido, porém, bons grupos que funcionam em casa onde apenas um dos cônjuges é convertido. Se o não convertido não se opõe, podemos ter uma célula saudável em sua casa. O anfitrião tem duas funções básicas: receber bem os irmãos e se envolver na vida do grupo.
   O anfitrião é uma peça chave na multiplicação da célula. Se as pessoas que forem a uma  célula não  se sentirem a vontade, aquela célula jamais prosperará! Por isso o anfitrião deve ser amável, hospitaleiro e receptivo, mantendo sempre um sorriso aberto para todos. É necessário também que ele evite a todo custo estar ausente de uma reunião. É desagradável  ir a uma casa  onde o dono não está presente.
   Se o anfitrião tem qualquer reclamação quanto a conduta de algum irmão, como por exemplo, sobre a sua intimidade exagerada na casa, ou danos nos móveis, o anfitrião deve falar ao líder sobre o assunto, à parte, e nunca na frente de todo o grupo. Cabe ao líder corrigir os problemas. Quando o próprio líder for o anfitrião, caberá ao auxiliar desempenhar esse papel.
   Durante  as reuniões da célula, não deve haver televisão ligada ao lado  e nem outra reunião paralela. O anfitrião deve zelar para que nada atrapalhe o bom andamento da reunião.Isto só é possível quando o anfitrião entende que esta desempenhando um ministério diante de Deus, e não meramente cedendo sua casa para a reunião.
   Há anfitriões que entregam sua casa, mas não participam da célula. Isso é tomado pelas pessoas como indiferença e contragosto. Os donos da casa devem ser mais do que sorridentes e simpáticos; eles devem participar ativamente da célula. A questão aqui não é de formalidades, como cortesia e gentileza, mas de levar as pessoas a se sentirem parte da família.Com a nossa família não nos preocupamos com deferências. Porque? Porque todos estão a vontade. É o suficiente. O mesmo vai acontecer na célula; quando a intimidade crescer, desaparecerão as formalidades.

O DISCIPULADOR :
É um líder de célula que multiplicou sua célula diversas vezes .Ele supervisiona uma quantidade `x ´ de células,de acordo com sua capacidade e disponibilidade de tempo.A principio ,ele pode supervisionar enquanto ainda lidera o seu próprio grupo. Anteriormente, chamávamos o discipulador de supervisor, porque esta é sua principal função: supervisionar as células e zelar pela visão, para que não se degenere.

O PASTOR DE ÁREA:
É um líder de célula bem sucedido, que se tornou um discipulador ,cuja capacidade para liderar e multiplicar seus grupos foi reconhecida. Ele apascenta as células debaixo de sua cobertura, edificando, encorajando seus membros. O pastor de área é responsável por uma quantidade de discipuladores e suas respectivas células. Ele se reúne uma vez por semana com eles, como um grupo, e individualmente, com cada líder.

A reunião da célula- o louvor e a adoração

   È possível que aconteçam reuniões sem louvor, mas elas serão muito raras. O normal é termos um bom tempo de louvor, provavelmente no inicio de cada reunião. Cada célula deve desenvolver um ambiente de adoração. Deus não apenas habita no meio dos louvores, mas também age poderosamente ali.
   O líder precisa ter intensidade no Senhor. Onde não há instrumentos musicais ou uma grande multidão, as pessoas tendem a ser frias e superficiais. O líder precisa também ser exemplo de espontaneidade, incentivando os irmãos a fazerem o mesmo. O líder precisa ser o primeiro a cantar, a dançar, a gritar, a erguer as mãos, a se prostrar, a cantar um novo cântico e tudo o mais. Os mais novos aprendem pela imitação.
   Não prolongue demasiadamente o louvor. Muitos lideres quer que  Deus mova no louvor em todas as reuniões, mas pode ser que Deus queira mover na palavra ou no compartihamento. Estimule as expressões físicas de louvor, como palmas, danças, brados, prostrar-se, ajoelhar-se, assobios, risos, choro, erguer as mãos, clamor, silencio, marcha e cânticos. Não tenha medo de cantar um cântico mais de uma vez!
   Procure alcançar o clímax, antes de entrar em cânticos espirituais. Cânticos espirituais sem um ambiente adequado é enfadonho. Todavia, não fique esperando que algo espetacular aconteça, para ministrar ao Senhor. Providencie uma folha escrita com os cânticos, em cada reunião. A secretaria da igreja pode fornecer as fotocópias; procure dirigir o louvor e não apenas anunciar os cânticos que serão cantados.
    Se não há nenhum musico na célula, o louvor pode ser feito sem acompanhamento, desde que haja alguém com a voz forte e firme. Caso contrario, é melhor usar um CD ou uma fita gravada, e cantar com o tocador de CD.


Na célula temos ovelhas, mas lideres são discípulos
   Na célula temos as ovelhas.No grupo de lideres temos os discípulos. Às ovelhas damos carinho, as ensinamos, curamos suas feridas, andamos juntos, levando aos degraus do crescimento. Não lhes fazemos exigências de grande responsabilidade. Com o discípulo, o tratamento é diferente, pois ele já está mais amadurecido, “ não chora à toa”, não fica reclamando; se o faz, procuramos corrigi-lo.  
   Quando uma ovelha chora ou reclama, tentamos atendê-la, visitando-a e procurando compreendê-la . O líder caminha os degraus do crescimento com maturidade. Apontamos para ele o caminho e ele vai sozinho.
   A ovelha não lidera; ela ainda precisa de loco; e nós lhe damos o colo. Aos discípulos-líderes delegamos responsabilidades , e eles são fiéis em prestar contas. O líder tem relacionamento de amizade e intimidade com o seu discipulador; andam junto. Dessa maneira, o papel de discipulador é fundamental na estrutura de células, pois o líder bem acompanhado cuidará bem da sua célula e gerará ovelha sadias, que logo serão discípulos também.

Comunhão das Células
    Em cada reunião deve haver sempre um tempo de comunhão descontraída entre os irmãos. Este momento pode ser antes ou depois da reunião. O ideal é que sempre haja algum tipo de lanche. Os membros do grupo devem se revezar no preparo desse lanche. É um momento de alegria e descontração e também a hora de todos os membros envolverem o visitante ou o novo convertido.
    O líder deve evitar uma atmosfera de clube particular. Isto vai realmente constranger o novo convertido e o visitante. Ele deve ser inclusivo e abraçar todos os membros do grupo e não se deter muito em uma rodinha. Como apascentador do grupo, ele deve dar atenção a todos, indistintamente.